24 de março de 2010

Conserva de Tremoço


(foto : porcopedia.files.wordpress.com/)

# 1/2 kg de tremoço, cru
# 1 litro de água
# 1/2 copo de Sal temperado
# 1/2 copo de vinagre branco

Preparo

Coloque os tremoços numa vasilha e cubra-os com água. Deixe de molho durante 15 dias, trocando a água todos os dias. Depois, cozinhe em panela de pressão por 15 minutos. Desligue o fogo e deixe descansar por mais 15 minutos antes de abrir. Em seguida, escorra-os, faça uma calda suficiente para tampar os tremoços (ferva a água, o sal e o vinagre) e coloque num vidro. Aguarde até esfriar para colocar na geladeira

suareceita.com.br

5 comentários:

  1. Procurei tremocos e cheguei ateh voce. Nao vi ainda o conteudo mas gostei muito do nome do Blog, legal!!

    ResponderExcluir
  2. coloquei os tremoços de molho,troquei a água todos os dias,e mesmo assim na hora de fazer ele fedia a podre,é normal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Igor, claro q não é normal. veja o que achei, faça assim desta forma abaixo. Nas lojas ele é caro porque é trabalhoso. Abraços.

      Tremoço, como preparar.
      Colocar o tremoço de molho na água FERVENDO de um dia para o outro. Depois lavar bem e colocar para cozinhar na água FERVENDO.
      Cozinhar na panela de pressão por uns 15 minutos; esperar sair a pressão para abrir a panela. Lavar bem em água corrente os grãos.
      Em seguida colocar de molho com água cobrindo-os, acrescente umas 2 colheres (sopa) rasas de sal numa vasilha.
      Deixe o tremoço de molho na água e sal durante uns 4 dias, trocando a água com sal umas 3 vezes ao dia, para retirar o sabor amargo.
      Depois de pronto, pode conservá-lo em água, sal e vinagre (opcional), dentro de vidros e na geladeira. Troque a água da conserva regularmente. Lembre-se de acrescentar o sal na água.

      Importante:
      Evite respirar sobre o vapor da água que colocar o tremoço. Sendo o grão tóxico antes do processamento; isto poderá causar o ressecamento das narinas e muita sede. A casca do tremoço continua tóxica mesmo depois do processamento- evite o consumo.
      Deixe a casa bem ventilada quando cozinhar.

      Observações:
      O vinagre é opcional, mas deixa um sabor mais agradável.
      No 3º dia que está de molho, pode experimentar.
      Com 1 kg costumo fazer em 3 vezes.

      Este modo é como adaptei, mais prático.

      Fonte: Blog Vani Da Col
      http://vani-dacol.blogspot.com.br/2012/06/tremoco-como-preparar.html?m=1

      Ou dessa forma também:
      Primeiro inchar / embuchar os tremoços secos durante 12 horas, colocando os mesmos dentro dum recipiente com 3 vezes mais litros água que litros de tremoços.
      Podemos então cozinhar os tremoços. Colocar um pouco de sal, também é aconselhado.
      Numa panela de pressão demora entre 40 a 60 minutos.
      Numa panela com fogueira de lenha entre 2 a 3 horas para ficarem bem cozinhados e macios.
      O tempo de cozedura, é bastante influenciado pela idade do tremoço. Quanto mais recente tiver sido a colheita, menos tempo demora. Quando já velho e muito seco, é necessário mais tempo para ficar cozido.
      Ter em atenção que o tremoço fica muito amargo depois de cozido.



      Para retirar o amargo devemos submergir os tremoços dentro de muita água durante 2 dias no minimo, mudando a água mais de 6 vezes ao dia. Quanto mais água melhor. Nas zonas do interior, onde exista um ribeiro ou riacho com água corrente, será o ideal para tirar o amargo.
      Nessa situação, podemos colocar os tremoços dentro dum saco de sisal ou outro tecido que permita a água circular abundantemente sem os tremoços saírem pelos intervalos do tecido.
      Com água sempre a correr, ficam prontinhos e saborosos em 12 horas.
      Pode acontecer existirem sanguessugas dentro do saco dos tremoços desamargados na água dum ribeiro. Não precisas ficar apavorado. É normal e não tem qualquer inconveniente ou perigo para a nossa saúde.
      Por uma razão qualquer as sanguessugas se aninham dentro dos sacos com tremoços.




      Dica muito útil:
      1 - Para os tremoços ficarem mais macios e conservarem a pele amarelinha, colocar uma pitada de bicabornato de sódio 10 minutos antes de cozinhados.
      2 - Do ponto de vista económico / financeiro, só justifica cozinhar tremoços em grandes quantidades para comercializar e de preferência recorrendo a métodos mais tradicionais. Ou seja cozinhá-los em grandes panelas de ferro com fogueira de lenha dos bosques ou pinhais e tirar o amargo num rio de água corrente.

      Cozinhar tremoços em casas ou apartamentos modernos recorrendo a gás e água encanada (Brasil)/ canalizada (Portugal), fica extremamente dispendioso e só com muito gasto de água se consegue retirar o amargo na totalidade.

      Fonte: Meu Cantinho
      http://meucantinho.org/culinaria/cozinhar/cozinhar-tremocos.htm

      Excluir
  3. O tremoço comprado na conserva pode ser consumido?

    ResponderExcluir
  4. Receitas Práticas...
    O grão seco é tóxico - contém a substância alcalóide lupanina que lhe confere um sabor amargo. Só depois de cozido e demolhado em água salgada se torna comestível e um aperitivo bastante apreciado
    Fonte: http://plantascurandeiras.blogspot.com.br/2009/08/tremocos-diabetes-colesterol.html

    ResponderExcluir

Olá, deixe os seus comentários, dúvidas ou até mesmo as suas sugestões...
Comentários ou perguntas de anônimos não serão publicadas, assim como propagandas ou links .
O Blog Pitacos Culinários agradece a sua visita e espera o seu breve retorno!

Beijos