23 de agosto de 2014

Pudim de Tapioca


Ingredientes:
Base:
65 g de tapioca (sagu);
300 ml de leite integral;
200 ml de leite de coco;
2 ovos;
4 gemas;
1 lata de leite condensado;
40 g de coco ralado.

Calda de Caramelo:
150 g de açúcar;
Água suficiente para molhá-lo.

Modo de Preparo:
Base:
Em uma tigela, hidrate a tapioca no leite integral misturado ao leite de coco por aproximadamente 1 hora. Em outro recipiente, bata os ovos e as gemas com um fouet e adicione o leite condensado, sem parar de bater. Coe e reserve.
Aqueça a mistura de leite com tapioca em uma panela e despeje sobre a mistura de ovos com leite condensado. Bata bem com o fouet e volte tudo para a panela. Cozinhe em fogo baixo, sem parar de mexer com uma colher de pau ou espátula (pão-duro) para que não ferva, até que a mistura engrosse um pouco. Você perceberá o ponto ideal, chamado à la nappe ou ponto de creme inglês, quando passar o dedo na parte de trás da colher de pau ou na espátula e o rastro deixado ficar intacto por alguns segundos, sem que o líquido escorra sobre ele. Quando a base do pudim atingir esse ponto, retire do fogo e adicione o coco ralado. Deixe esfriar.

Calda de Caramelo:
Ponha o açúcar em uma panela e adicione água suficiente para molhá-lo. Mexa antes de ligar o fogo, para uniformizar a mistura, e limpe as paredes da fôrma com um pincel molhado, para evitar a formação de cristais. Cozinhe, sem mexer, até se transformar em caramelo.
Despeje a calda na fôrma para pudim. Se preferir, faça esse procedimento diretamente na fôrma.

Cozimento:
Preaqueça o forno a 150 °C. Adicione a base do pudim à fôrma com caramelo. Cubra com papel-alumínio, para evitar que a superfície do doce fique queimada, e cozinhe em banho-maria no forno de 1 hora a 1 hora e 30 minutos ou até que o centro do pudim esteja firme.
Deixe esfriar completamente em temperatura ambiente e desenforme antes de levar à geladeira, caso contrário a tapioca pode grudar na fôrma e o pudim se quebrar ao ser desenformado.

Receita do O Livro do Pudim, da Chef Daniela Aliperti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe os seus comentários, dúvidas ou até mesmo as suas sugestões...
Comentários ou perguntas de anônimos não serão publicadas, assim como propagandas ou links .
O Blog Pitacos Culinários agradece a sua visita e espera o seu breve retorno!

Beijos