21 de dezembro de 2010

Bacalhau da Noruega Gratinado de Festa


Ingredientes:

- 600g de peixe tipo Bacalhau Saithe, Ling ou Zarbo, dessalgado e desfiado
- 1 kg de batatas
- 10 azeitonas pretas cortadas ao meio
- 2 cebolas grandes bem picadas
- ½ xícara (chá) de azeite de oliva
- Queijo ralado
- Sal e pimenta, a gosto

Ingredientes do Molho:

- 500ml de leite
- 4 colheres (sopa) de manteiga
- 2 gemas
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 cebola bem picada
- 1 xícara (chá) de creme de leite fresco

Modo de Preparo:

Aferventar o bacalhau e desfiar. Reservar a água. Cozinhar as batatas na água reservada e cortar em rodelas grossas depois de cozidas. Dourar a cebola em azeite de oliva e acrescentar o bacalhau, as azeitonas e misturar bem. Reservar.

Em um refratário untado espalhar um pouco do molho e colocar por cima as batatas e o bacalhau. Repetir as camadas, terminando com o molho. Espalhar o queijo ralado e levar ao forno para gratinar.

Molho:
Derreter a manteiga em uma panela e dourar a cebola. Misturar a farinha e o leite. Acrescentar as gemas, uma a uma, sem parar de mexer ate obter um creme homogêneo. Juntar o creme de leite fresco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe os seus comentários, dúvidas ou até mesmo as suas sugestões...
Comentários ou perguntas de anônimos não serão publicadas, assim como propagandas ou links .
O Blog Pitacos Culinários agradece a sua visita e espera o seu breve retorno!

Beijos