19 de abril de 2013

Dicas de Como Preparar Salgadinhos



Dicas Preciosas da Palmirinha Onofre ...

Coxinha, bolinha, rissole, croquete… um salgadinho mais gostoso do que o outro! Porém, muitas pessoas pensam que fazer salgadinho é uma tarefa difícil, principalmente os que devem ser fritos. Mas não é, pois existem truques para facilitar e agilizar o preparo dessas delícias e deixá-las com um aspecto mais bonito, bem sequinhas por fora e cozidas por dentro. Depois dessas dicas, você vai querer preparar a festa em sua casa!

Quanto de óleo?
O ideal é que o salgadinho fique em imersão na panela, para que frite de maneira uniforme. Quando é frito em pouco óleo, ele pode grudar na panela ou estourar. A temperatura do óleo não deve ser muito quente, pois o salgadinho pode ficar frito por fora e cru por dentro. Uma dica para deixá-lo ainda mais sequinho é substituir metade do óleo por gordura vegetal.

Na frigideira é melhor!
Não use panelas muito grandes, pois os salgadinhos devem ser fritos aos poucos. De preferência, use uma frigideira antiaderente, sem tampa, que seja mais alta para não respingar óleo e com a base mais grossa, que ajuda a manter o calor constante e uniforme.

Temperatura certa
Antes de colocar o salgadinho no óleo, o fogo deve ser alto. Quando o óleo ficar bem quente e você começar a fritar os salgadinhos, abaixe o fogo para médio. Dessa forma ele mantém uma temperatura constante durante a fritura e não queima o salgado. Importante: use a boca do fundo do fogão para não correr o risco de se queimar, pois pode espirrar óleo durante a fritura.

Fritando o salgadinho…
…não coloque muitos de uma vez na frigideira. Isso faz com que a temperatura do óleo abaixe e eles acabem estourando. Em uma frigideira pequena, frite no máximo quatro salgados por vez. Utilize uma escumadeira e vire o salgadinho apenas uma vez, se for necessário.

Pode congelar!
Os salgadinhos fritos devem ser preparados normalmente antes de congelar. Coloque-os em uma fôrma e leve ao congelador por 2 horas. Retire e coloque em sacos plásticos. Volte ao congelador por até 3 meses. Frite normalmente, sem descongelar. Os assados precisam ser pré-assados por 10 minutos antes do congelamento. Espere esfriar, coloque em sacos plásticos e leve ao congelador por até 3 meses. Descongele na geladeira.

Segurança na cozinha
Se você esquecer a panela da fritura no fogão aceso e o óleo pegar fogo, não entre em pânico! Para resolver o problema, nada de tentar mexer na panela ou jogar água, pois isso vai fazer o fogo aumentar e respingar por toda a cozinha. Desligue o fogo, umedeça um pano, coloque-o sobre a panela e espere até que esfrie. Atenção: o pano não pode estar pingando, deve estar apenas úmido para não espirrar!

Mais dicas!
- Evite colocar muito recheio, pois o salgadinho fica difícil de fechar e pode estourar quando for frito ou assado;
- Colocar o recheio já cozido na massa é muito mais prático. Na hora de assar ou fritar, é só deixar dourar e retirar;
- Os salgadinhos assados são mais fáceis de preparar, mas precisam estar na fôrma com espaço entre eles, pois a maioria tem fermento e cresce durante o tempo em que está no forno.
Foto: Rodrigo Moreira
Texto de Carolina Brito
Fonte : Papo Feminino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe os seus comentários, dúvidas ou até mesmo as suas sugestões...
Comentários ou perguntas de anônimos não serão publicadas, assim como propagandas ou links .
O Blog Pitacos Culinários agradece a sua visita e espera o seu breve retorno!

Beijos