9 de outubro de 2013

Benefícios da Pimenta

A pimenta é um alimento nutritivo, que além de possuir um sabor e aroma marcantes, possui diversos benefícios. Alguns deles se devem a Capsaicina, que é uma substância com grande potencial termogênico e antioxidante. Essa substância é que confere a ardência ao condimento, portanto, quanto mais ardida a pimenta, mais capsaicina possui.

A capsaicina possui o dobro do poder antioxidante da vitamina C, combatendo a produção excessiva de radicais livres. Promove ainda o relaxamento das artérias, facilitando o fluxo sanguíneo. Além dessas propriedades, possui também ação analgésica, energética e digestiva.

Pimenta

A pimenta, principalmente a vermelha, possui outros antioxidantes, os chamados bioflavonóides, que auxiliam na prevenção de alguns tipos de câncer, principalmente de próstata.

Algumas pesquisas estão sendo realizadas e mostram que a pimenta pode diminuir até 45% do colesterol total de indivíduos com hipercolesterolemia.

Altamente nutritiva, a pimenta é rica em vitamina A e vitamina C, contém minerais como ferro, cálcio e algumas vitaminas do complexo B, como a B1, B2 e B3.

Possui também ação termogênica, ou seja, aumentam a temperatura corpórea, aumentando o metabolismo. Além disso, estimula a liberação de endorfina, a qual confere ao individuo uma sensação de bem-estar, diminuindo a vontade de comer.

Com todas essas informações, vale a pena introduzir a pimenta em algumas das principais refeições ou até mesmo em receitas diferenciadas, principalmente aquelas que exploram o sabor adocicado da pimenta, portanto, os benefícios são certos!

Vale salientar que nem todos podem consumir a pimenta, pois pode ser prejudicial a pessoas com intolerância a pimenta, ou portadoras de gastrite, esofagite, refluxo gastro-esofágico ou hemorróidas.

 Fonte: Folha Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe os seus comentários, dúvidas ou até mesmo as suas sugestões...
Comentários ou perguntas de anônimos não serão publicadas, assim como propagandas ou links .
O Blog Pitacos Culinários agradece a sua visita e espera o seu breve retorno!

Beijos