29 de setembro de 2015

13 Dicas Infalíveis Para Assar o Bolo Perfeito

Foto: Getty Images/ Brand Michaela


1. AQUEÇA O FORNO E UNTE A FORMA

Esse é o primeiro passo do processo. Os bolos crescem mais se forem assados logo após o preparo. A não ser que a receita dê outra indicação, mantenha a temperatura em 180 °C. Forno alto ou baixo demais deixam o bolo murcho.

2. PENEIRE OS ITENS PARA NÃO EMPELOTAR

Isso vale para os ingredientes secos (açúcar, farinha, fermento, chocolate em pó etc.). Com a massa bem misturada, o bolo de chocolate e banana vai ficar uma verdadeira delícia!

3. USE INGREDIENTES NA TEMPERATURA AMBIENTE

Ovos, leite e manteiga não devem estar gelados. Tudo na temperatura certa?

4. BATA AS CLARAS ATÉ QUE FIQUEM FIRMES

Se na receita pedir claras em neve, bata até o ponto em que você vira a tigela e ela não cai. Misture-as delicadamente com uma colher de pau ou uma espátula de silicone, incorporando à massa. 

5. ADICIONE O FERMENTO EM PÓ SÓ NO FINAL

Ele deve ser o último item incluso na massa. Guarde-o em local seco e fresco, fora da geladeira. A mudança de temperatura faz o fermento ficar alterado. Também vale checar a validade do produto antes de começar a receita.

6. CUBRA O BOLO DEPOIS DE TIRÁ-LO DO FORNO

Use um pano seco e coloque o bolo coberto sobre o fogão. Nunca coloque-o em bancadas frias, porque a mudança brusca de temperatura faz a massa murchar.

7. EVITE ABRIR O FORNO NOS PRIMEIROS 15 MINUTOS

É recomendável cobrir o bolo com papel-alumínio se a superfície corar antes que a massa termine de assar. A parte brilhante deve estar voltada para o bolo. Deixe-o em forno brando até terminar de assar.

8. NÃO UNTE COM FARINHA

Para dar um sabor diferente ao bolo, você pode usar farelo de aveia (mais fibras), cacau em pó, açúcar ou açúcar de confeiteiro e até mesmo outros tipos de farinha da sua preferência.

9. FURE COM GARFO PARA DAR MACIEZ

O bolo amanhecido ou ressecado ficará mais macio. Outra dica é regá-lo com 1/2 copo (americano) de guaraná, como na receita de bolo trufado, que garante a cremosidade da massa.

10. DEIXE O BOLO MOLHADO

Para que o bolo fique com a massa bem molhada, você pode adicionar uma maçã ralada ou procurar receitas com iogurte, leite e até água quente. Uma boa sugestão para testar a dica é o bolo de chocolate, que fica ainda mais saboroso com a calda quente de morango.

11. NÃO DEIXE O CREME ESCORRER

Antes de cobrir o bolo com glacê, polvilhe amido de milho sobre ele. A cobertura do bolo alemão é crocante e tem gostinho de limão.

12. NÃO ESPETE O PALITO NO BOLO !

O melhor jeito de conferir se a massa assou por completo é usar o dedo indicador e fazer uma leve pressão na superfície. Se afundar e demorar a voltar, ainda precisa de mais alguns minutos. Senão, ele está pronto para retirar do forno. Usar o palito faz com que o ar da massa saia e atrapalhe o cozimento, podendo deixá-lo solado.

13. FIQUE ATENTA ÀS MEDIDAS

Ter um medidor correto para as receitas ajuda na hora de acertar a mão na massa, além de ter uma balança digital para as medidas em gramas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe os seus comentários, dúvidas ou até mesmo as suas sugestões...
Comentários ou perguntas de anônimos não serão publicadas, assim como propagandas ou links .
O Blog Pitacos Culinários agradece a sua visita e espera o seu breve retorno!

Beijos