7 de abril de 2012

Azeitonas Recheadas Fritas



Ingredientes:
Recheio de Gorgonzola
100 g de pedaços de queijo gorgonzola

Recheio de Vitela:
450 g de vitela moída
1 chalota ( cebola pequenina ) cortada em cubos
2 colheres de sopa manteiga sem sal (30 ml)
½ xícara de caldo de vitela (125 ml)
¼ de xícara de queijo parmesão ralado (60 ml)
¼ de xícara de salsa fresca picada (60 ml)
2 colheres de sopa de farelo de pão (30 ml)
1 ovo batido
Sal e pimenta

Azeitonas
24 azeitonas verdes grandes sem caroço
1 xícara de farelo de pão (250 ml)
½ xícara de farinha de trigo (125 ml)
2 ovos batidos
1 xícara de azeite de oliva para fritura (250 ml)

Modo de Preparo:

Recheio de Vitela:
Para o recheio de vitela: coloque as azeitonas em uma vasilha e cubra com água. Enquanto prepara o recheio, deixe-as de molho por 30 minutos para retirar o excesso de sal. Escorra a água, lave as azeitonas e seque completamente com papel toalha.

Para o recheio de vitela, derreta a manteiga em uma frigideira em temperatura média e cozinhe as chalotas. Adicione a vitela moída, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar por aproximadamente 5 minutos. Acrescente o caldo de vitela e continue cozinhando em temperatura média por cerca de 10 minutos até evaporar o líquido.

Retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Transfira a mistura de vitela para uma vasilha. Adicione o queijo parmesão, a salsa, o farelo de pão e o ovo. Tempere com sal e pimenta. Misture tudo e reserve em uma vasilha.


Azeitonas :
Começando pela parte inferior sem o furo, retire o caroço da azeitona cortando-a em espiral, como se estivesse descascando uma maçã. A azeitona fará uma espiral. Coloque a polpa da azeitona em uma vasilha.

Retire uma pequena porção da mistura de vitela e faça uma bolinha com o dedo polegar e o indicador. Enrole a polpa da azeitona em volta do recheio para que a azeitona volte a ter sua forma original. Em uma assadeira, cubra as azeitonas com filme plástico e reserve. Faça a mesma coisa com o recheio de gorgonzola.

Recubra as azeitonas com a farinha de trigo, os ovos e o farelo de pão. Para evitar que o recheio escorra, repita o processo duas vezes para que o empanado fique mais grosso. Reserve.

Adicione o azeite em uma frigideira média e aqueça até começar a borbulhar. Frite as azeitonas por cerca de 1 1/2 minutos até a crosta ficar bem dourada. Retire com uma escumadeira e deixe secar em papel toalha. Tempere com sal e pimenta. Sirva as azeitonas enquanto quentes.

Dicas...
Você pode tentar fazer outros recheios com queijo feta ou queijo de cabra misturado a raspas de limão, alho e manjericão.

Também é possível adicionar pinhões picados à mistura de queijo ou carne.

Para uma versão vegetariana, experimente purê de grão-de-bico, manjericão, azeite e raspas de limão ou laranja.
Fonte: GNT ( Receitas de Chuck )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe os seus comentários, dúvidas ou até mesmo as suas sugestões...
Comentários ou perguntas de anônimos não serão publicadas, assim como propagandas ou links .
O Blog Pitacos Culinários agradece a sua visita e espera o seu breve retorno!

Beijos