29 de dezembro de 2012

Evite Que As Comidas Estraguem



Foto: Milano


Dicas Excelentes do Mauro para que as comidas não estraguem nas festas de fim de ano

Sobre a geladeira em dias de festa - Faça uma limpeza na geladeira tirando tudo que não serve mais e higienize bem. Coloque a geladeira na temperatura máxima. Se você não tem 2 geladeiras para reservar uma apenas para as bebidas, compre gelo e isopor para colocá-las.   Não é adequado, em dias de festa, as pessoas ficarem abrindo e fechando toda hora a geladeira para pegar as bebidas.
Embalagens como caixa de leite, refrigerantes, cervejas, caixas de suco, molhos... devem ser lavadas antes de entrar na geladeira.

Ambiente limpo para trabalhar- Não deixe animais soltos no local que você estiver cozinhando.  Limpe o chão da cozinha e passe uma solução de água com água sanitária.
Higienize também utensílios, vasilhas plásticas, pirex...
Cuidado com ventilador de teto ou portátil. Se eles não estiverem limpos contamina o ambiente novamente.

Salpicão, salada de maionese ... - Higienize tudo que vai no salpicão incluindo as passas.  Evite colocar nozes e sementes que você compra nos mercados porque você não sabe como é o estoque nas lojas desses produtos.  Leve toda a salada a geladeira em um pote bem lavado (com tampa) e misture a maionese na hora que for servir. Misture apenas uma porção que você sabe que será consumida na hora. O restante deixei na geladeira fechadinho.  Se sobrar o salpicão  da mesa do natal, jogue fora. Não aproveite para o dia seguinte.

Receita para higienizar frutas, verduras e legumes - Lave bem em água corrente para tirar toda a sujeira visível. Se tiver alguma parte estragada, retire na lavagem.
Coloque tudo em uma bacia com a seguinte solução: 1 colher (sopa) de água sanitária para 1 litro de água. Deixe por 15 minutos e escorra.

Sobremesas -  Não deixe sobremesa fora da geladeira.  Tire só na hora de consumir e volte para a geladeira. Se você não tiver muito espaço na geladeira, faça apenas 1 sobremesa gelada e escolha outras opções que não precisem de geladeira assim como docinhos, bolos de frutas (sem recheios)...  Acontece muito das pessoas deixarem as comidas durante toda madrugada na mesa. Isso não é correto.

Fim de festa -  Quando a festa terminar, certifique-se que tudo está guardado na geladeira. Lave a louça, limpe o chão e deixe todo o lixo fechado dentro de sacos. Assim você evitará visitas inesperadas de animais e insetos em sua cozinha.

Acrescentando dica da Nutricionista Teresa Severo 

  Acrescento mais uma sugestão:  Não deixar a comida "esfriar OU amornar" antes de leva-la a gadeira !A temperatura morna é a ideal para a proliferacão das bácterias!!! Coloque na geladeira mesmo ainda morno. Pode forçar um pouco o motor da sua geladeira mas garante a conservação do alimento!

Mauro Rebelo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe os seus comentários, dúvidas ou até mesmo as suas sugestões...
Comentários ou perguntas de anônimos não serão publicadas, assim como propagandas ou links .
O Blog Pitacos Culinários agradece a sua visita e espera o seu breve retorno!

Beijos