4 de março de 2013

Panelas de Alumínio


Como já era de se suspeitar, a panela de alumínio pode ser prejudicial a saúde. Não há nenhum problema em usa-la, mas é preciso tomar precauções em seu preparo e limpeza.

O alumínio quando se desprende do fundo da panela pode se misturar aos alimentos e, segundo pesquisas, em grandes quantidades pode influenciar estados de demência e até o Mal de Alzheimer.

Você deve tomar cuidado com:

Líquidos - Quanto mais água possui o alimento, mais alumínio ele recebe da panela. Prefira cozinhar alimentos secos. Ex: Farofa.

Limpeza - Não use palha de aço. Ela auxilia no desprendimento do alumínio. Os bons e velhos esponja e detergente bastam para a limpeza.

Acidez e alcalinidade – Alimentos ácidos ajudam o alumínio a se misturar aos alimentos. Um molho de tomate, por exemplo. O contrário também vale. Não cozinhe alimentos alcalinos (doces, geleias, compotas) na panela de alumínio.

Tempo de contato - Prefira preparar alimentos de cozimento rápido. Quanto maior o tempo de contato, maior a quantidade de resíduos de alumínio no preparo.

E, claro, não guarde alimentos na panela de alumínio, seja na geladeira ou em outro local.

 Fontes: O Globo / Saúde Abril
Guia da Cozinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe os seus comentários, dúvidas ou até mesmo as suas sugestões...
Comentários ou perguntas de anônimos não serão publicadas, assim como propagandas ou links .
O Blog Pitacos Culinários agradece a sua visita e espera o seu breve retorno!

Beijos