22 de setembro de 2015

10 Maneiras de Evitar o Desperdício na Cozinha


Ao cozinhar, você utiliza apenas uma parte dos alimentos in natura. Isso gera um baita desperdício, afinal aquela casca da mandioquinha viraria uma porção de chips perfeita para servir aos amigos e o talo do agrião incrementaria belamente um vinagrete de alho-poró. E quem paga o pato? O mundo. O mesmo vale para a água limpa que desce ralo abaixo e os watts de energia elétrica gastos à toa todos os dias. O livro Cozinhando sem desperdício, de Lisa Casali (Alaúde Editora), coloca questões como essas em xeque. Além das 130 receitas feitas a partir de cascas, miolos, folhas e talos, a autora ensina a cozinhar de forma consciente – e, o melhor, a economizar no mercado e na feira livre. Quer começar já a consumir sem peso na consciência? Listamos, abaixo, 10 jeitos práticos para evitar perdas inúteis na cozinha.

1 Consuma diariamente frutas e verduras frescas, cereais integrais e legumes. Reduza o consumo de carne e ingira com moderação laticínios, ovos e derivados de peixe.
2 Escolha, sempre que possível, os produtos da estação, produzidos na sua região.
3 Compre o que vai consumir e não cozinhe mais do que consegue comer. Se sobrar, invente uma nova receita com estas sobras na refeição seguinte.
4 Prefira produtos regionais e de cadeia curta. Adquira diretamente do produtor ou em feiras livres.
5 Para conservar melhor os alimentos e prolongar sua vida útil, dê preferência ao fechamento a vácuo.
6 Aprenda a utilizar o ingrediente por completo. Talos, caules, folhas e bagaços podem se transformar em pratos saborosos.
7 Tem lava-louças? Aproveite o momento em que a máquina está a todo vapor para cozinhar alimentos em potes fechados.
8 Tenha uma composteira em casa e descarte lá o lixo orgânico.
9 Aproveite a água em que lavou as verduras para regar as plantas. Use a do cozimento do macarrão, da batata e de outros alimentos ricos em amigo para preparar sopas.
10 Para reduzir a quantidade de embalagens de alimentos, compre produtos a granel. Dê preferência às embalagens biodegradáveis.

Foto: Stock Photos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe os seus comentários, dúvidas ou até mesmo as suas sugestões...
Comentários ou perguntas de anônimos não serão publicadas, assim como propagandas ou links .
O Blog Pitacos Culinários agradece a sua visita e espera o seu breve retorno!

Beijos