16 de setembro de 2015

Carne Estufada à Moda da Baronesa Jandira





Ingredientes:
1kg de pá, ou paleta, ou acém ou lombinho limpos,
 sem gordura, congelada em pedaços médios
250 gr. de bacon magro Aurora
1 gomo e meio de paio Aurora
4 dentes de alho roxo grandes bem socados
1 cubo e meio de caldo de bacon
1 colher sopa cheia de suco de maracujá Bela Ischia.
2 cebolas grandes fatiadas finas, fritas à parte em óleo limpo.

Como Fazer...
Primeiramente, paciência, pq o segredo é ir fazendo em partes...

Corte o bacon em pedaços pequenos, retire a pele, e ponha pra fritar com a parte que tem um pouco de gordura para baixo.

Junte o paio e deixe dar uma fritadinha rápida. 

Coloque o alho já socado, deixe dourar levemente e ponha a carne congelada por cima. Junte o caldo de bacon, o louro, a colher de suco vai por cima da carne. Tampe a panela de pressão e conte  15 minutos.
Deixe sair todo o ar, observe a quantidade de líquido que se formou e junte a cebola já frita, mexa bem e coloque mais 15 minutos.Repita essa operação, sempre ficando de olho no relógio pq a carne vai cozinhar basicamente no próprio sumo e no suco de maracujá que já é pouco,  para dar uma leve acidez apenas. A cebola vai conferir aquela cor maravilhosa, 
sem cometer aquela HERESIA de queimar açúcar.
Se a sua panela for boa demais, se o seu “fogo” for muito alto, pode ser que vc precise colocar um tantinho de água fervente. Isso pq a gordura que ficará no fundo da panela vai ter a tendência de fritar a carne, e se estiver na pressão, 
QUEIMA a carne ou explode a dita cuja!
Por isso é que essa carne tem que ser feita de olho na panela e no relógio.

O ponto dela é fácil de cortar sem desmanchar.  Mas, se ficar cozida demais, tb fica ótima! É que todo esforço pra ter essa textura de carne, com esse molho grosso, vale a pena ser paciente. 

DICAS PRECIOSAS:

*Se por acaso, o paio ou o bacon vierem mais salgados que o costume, e a carne no final ficar mais puxadinha no sal, corte duas cebolas pequenas em pétalas, ajeite no meio da panela e coloque a carne por cima. Se precisar de um 
tantinho mais de água, sempre fervente, coloque, tampe a panela e deixe 5 minutinhos pra cozinhar a cebola e puxar o sal. Deixe sair a pressão sozinha.

*Se quiser usar a cebola em pétalas como “enfeite” como eu fiz, tb pode! O tomilho pode ir no cozimento, mas eu esqueci e coloquei só na decoração.

*Quanto mais cebola frita for colocada, mais espesso ficará o molho. 

Lembrando que ela rouba o sal. Assim, vá acertando o dito cujo ao longo do cozimento. E vai me dizer que não vai experimentar pra saber? DU-VI DÊ- Ó- DÓ!

Fonte: Jandira Suarez da Motta

Um comentário:

Olá, deixe os seus comentários, dúvidas ou até mesmo as suas sugestões...
Comentários ou perguntas de anônimos não serão publicadas, assim como propagandas ou links .
O Blog Pitacos Culinários agradece a sua visita e espera o seu breve retorno!

Beijos