5 de abril de 2016

Utilize Corretamente a Lavadora de Louça


E você tem lava louças ? Então leia !!

As lavadoras de louça são máquinas incríveis que eliminam a necessidade de lavar manualmente pratos, tigelas, travessas, talheres e panelas, fazendo você poupar tempo, dinheiro e até mesmo água. Para alguns casais, pode até auxiliar no relacionamento, evitando discussões sobre quem vai lavar a louça. Entretanto, se você já teve que lavar novamente algumas peças após terem passado pela máquina, é possível que esteja cometendo um destes 14 equívocos:

1. Lavando à mão

Se você quer que os seus pratos fiquem limpos e não apenas pareçam limpos, use a lavadora de louça. A máquina utiliza água muito quente para lavá-los e, frequentemente, gasta menos água do que você gastaria para lavar a louça à mão.

2. Limpando demais antes de levar à máquina

Remover as porções maiores dos restos de alimentos dos pratos e travessas é melhor para a máquina. Entretanto, limpá-los demais impede o detergente de lavá-los como deveria (por incrível que pareça). Simplesmente retire as porções maiores e deixe alguma sujeira a cargo da sua lavadora – é melhor para a louça e para a máquina.

3. Usando o detergente inapropriado

Detergentes líquidos podem entupir os canos da lavadora e, muitas vezes, não saem completamente dos pratos mesmo depois de um ciclo de lavagem. Os detergentes em pó especiais para esse tipo de eletrodoméstico são os únicos recomendados. 

4. Utilizando detergentes feitos em casa

Talvez você queira fazer economia ou ter uma atitude mais “ecológica”, mas seu detergente feito em casa pode estragar sua máquina. Tudo bem que eles têm menos substâncias químicas, mas eles deixam um desagradável resíduo nos seus pratos, além de danificar a lavadora.

5. Lavando raladores, descascadores e facas na lavadora

Se você quiser manter o fio das facas, descascadores e raladores, não os lave na máquina. As lâminas rapidamente ficam sem fio devido  aos detergentes e ao sal. É melhor lavá-las à mão.

6. Utilizando apenas a metade da capacidade da máquina

Além de ser um desperdício. Espaços livres permitem que os objetos dentro da lavadora saiam do lugar, e podem quebrar.

7. Sobrecarregando as bandejas

Não encha demais as bandejas. Se os pratos não estiverem colocados de maneira adequada, não ficarão bem limpos, forçando você a utilizar a máquina mais uma vez.

8. Colocando as tigelas de maneira inadequada

Tigelas devem ser colocadas na bandeja de cima, viradas em direção ao centro, de forma que os jatos d’água possam limpá-las corretamente.

9. Colocando pratos nos locais impróprios

A bandeja inferior é destinada aos pratos, panelas e tigelas. A bandeja de cima é destinada aos copos, tigelas pequenas, etc. A colocação incorreta pode causar danos à louça e à lavadora.

10. Deixando as facas de pontas para cima

Não se trata de limpeza, mas sim, de segurança. Ninguém quer se cortar. Portanto, preste atenção e cuide como você posiciona facas na lavadora.

11. Lavando objetos que não devem ir à lavadora

Objetos de madeira racham devido à água muito quentes; objetos delicados de porcelana fina ou cristal podem quebrar-se e causar um problemão para limpar; alguns metais (como prata) estragam por causa da água e do detergente... Se a sua louça não diz que pode ser colocada na lavadora, melhor não se arriscar.

12. Colocando copos sobre as hastes na bandeja superior

As hastes foram projetadas para impedir que suas xícaras e copos se movam e quebrem, e não como suporte extra. 

13. Não limpando bem a lavadora

Todas as lavadoras de louça possuem um ralo, uma área que retém porções maiores de alimentos e gordura para impedir bloqueio. Este ralo deve ser limpo ao menos uma vez por semana, para prevenir que substâncias orgânicas se deteriorem ou mofem na sua máquina. Adicionalmente, encha um copo com vinagre, acrescente uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, coloque-o na máquina e ligue-a por um ciclo, com água bem quente.

14. Separando os talheres

Você pode pensar que deve separar cada tipo de talher em compartimentos diferentes, mas a verdade é que, para limpá-los, você deve misturar garfos e colheres.

H/T: distractify.com

Fonte: Carolina S.
Créditos: Tudo Por Email

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe os seus comentários, dúvidas ou até mesmo as suas sugestões...
Comentários ou perguntas de anônimos não serão publicadas, assim como propagandas ou links .
O Blog Pitacos Culinários agradece a sua visita e espera o seu breve retorno!

Beijos