29 de julho de 2016

Aprenda Como Armazenar Verduras e Frutas na Geladeira



Frutas e vegetais são fundamentais para o bom funcionamento do nosso metabolismo, diz a nutricionista Simone Martens. “Por serem alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras, contribuem para a melhor absorção dos nutrientes das nossas refeições e diminuição da absorção de gorduras e açúcares”, afirma. De acordo com ela, o consumo diário destes alimentos é imprescindível para a saúde e regulação do peso corporal.

Para manter o consumo desses alimentos sempre presente nas refeições do dia a dia, a especialista sugere estratégias, confira as dicas:

1 - Não exagere na compra

Realize compras de hortifrúti na hora em que se está mais folgado, como horário do final de semana. “Não exagere na variedade para que não haja desperdício. Compre em média 3 tipos de frutas de sua preferência, e 3 a 4 tipos de vegetais em quantidade suficiente para uma ou duas semanas”, diz Simone.

2 - Lave os alimentos

Para a higienização dos vegetais, legumes e frutas, a nutricionista recomenta lavá-los em água corrente e depois mergulhá-los por 20 minutos em uma solução contendo 1 litro de água filtrada e uma colher de chá de água sanitária (ou de solução clorada, como hipoclorito de sódio conforme recomendação do rótulo).

3 - Seque e guarde

O segundo passo é enxaguar bem as hortaliças e frutas. “Seque-as em uma secadora de vegetais ou com papel toalha e acomode-as em recipientes plásticos ou de vidro com tampa, ou ainda em sacos plásticos próprios para a finalidade e finalmente”, diz Simone. Depois, coloque-os na parte inferior da geladeira para maior tempo de conservação, e estarão prontos para o consumo ao longo da semana.

4 - Congele os legumes

Para congelar legumes, depois da higienização, é aconselhável aplicar a chamada “técnica de branqueamento”. Para isso, basta fazer a imersão dos legumes em água fervente por aproximadamente 2 a 3 minutos e depois mergulhá-los em água gelada para melhor conservação da sua textura, cor e sabor, explica a nutricionista.

“Após esse processo, deixe escorrer e procure secar bem os legumes acomodando porções pequenas, próprias para o consumo diário, em potes com tampas ou em sacos plásticos retirando o ar. E estão prontos para o congelamento.”

Foto: iStock, Getty Images


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe os seus comentários, dúvidas ou até mesmo as suas sugestões...
Comentários ou perguntas de anônimos não serão publicadas, assim como propagandas ou links .
O Blog Pitacos Culinários agradece a sua visita e espera o seu breve retorno!

Beijos