23 de junho de 2010

Iogurte Caseiro


Ingredientes
· 1 litro de leite desnatado
· ½ copo de iogurte natural desnatado
· 1 caixinha de gelatina diet em pó com o sabor da sua preferência

Modo de fazer
1. Ferva o leite e espere amornar. Coloque em uma vasilha rígida e tampada.

2. Misture o iogurte natural ao leite e mexa até dissolver bem.

3. Tampe a vasilha novamente, embrulhe em um pano de prato e deixe descansar por um dia. Não mexa na vasilha no período de descanso. Leve à geladeira.

4. Prepare a gelatina diet conforme as instruções da embalagem e misture ao iogurte pronto. Conserve na geladeira até a hora de servir.
Conteúdo do site SOU+EU

Iogurte é Opção Saudável para Quem tem Intolerância ao Leite

Diz a sabedoria popular que um copo de leite antes de dormir garante o sono tranqüilo. Contam ainda que quem bebe leite fica livre de doenças, mantém-se nutrido e bem alimentado.

O leite de vaca é um dos mais tradicionais alimentos da cultura ocidental. No Brasil, segundo o IBGE, o consumo per capita é de 27,9 litros por ano. Rica fonte de cálcio --mineral essencial para a formação dos ossos e para evitar o seu desgaste-- o leite também contém proteínas e vitaminas A, B1 e B2.

A engenheira agrônoma Elizabeth Torres, da Faculdade de Saúde Pública da USP, é uma das defensoras do consumo: "O leite é uma excelente fonte de minerais, particularmente o cálcio. Nenhum outro alimento pode ser comparado a ele. Quem não ingere cálcio durante toda a vida corre um grande risco de desenvolver osteoporose. Eu recomendo de três a quatro copos diários para crianças, adolescentes, grávidas, lactantes e mulheres na menopausa. Os demais adultos podem tomar de dois a três copos".

Mas, apesar de fazer parte da cultura alimentar, o leite de vaca é considerado por alguns nutricionistas como um grande vilão na alimentação humana. A principal crítica é com relação a algumas proteínas presentes no leite --como a caseína, a lactoalbumina e a lactoglobulina--, bem mais pesadas que a lactoalbumina do leite materno.
Por causa dessas proteínas, muitos bebês desenvolvem o que os médicos chamam de alergia ao leite de vaca.

A maioria das crianças deixam de ser alérgicas depois dos dois primeiros anos de vida. Mas os pais precisam ficar alerta aos sintomas --vômitos, diarréia, déficit de crescimento--, pois essa alergia pode provocar outras doenças, principalmente na pele e nos aparelhos digestivo e respiratório, como explica o pediatra e gastroenterologista Mauro Batista de Morais, da Unifesp. Nesses casos, o médico afirma que o ideal é substituir o leite de vaca. A opção mais acessível continua sendo o "leite" extraído da soja.

Lactose
Outro componente polêmico do leite de vaca é a lactose, um tipo de açúcar natural que pode provocar reações adversas em quem não tem ou produz pouca lactase, enzima que digere a substância. É um mal que atinge principalmente os adultos, já que normalmente a produção da lactase diminui com o passar dos anos.

Os principais sintomas são cólicas, diarréia e náuseas. Estima-se que 40% da população tenha algum grau de intolerância ao leite de vaca, mas não sabe disso. A nutricionista Flávia Morais explica que o diagnóstico pode ser feito com uma dieta de exclusão do alimento por um mês.

Substituição
Uma solução para evitar ou reduzir os riscos das contra-indicações são os produtos derivados do leite, que contêm menos lactose. O iogurte é o mais indicado: por ser um leite coalhado, preserva os nutrientes da bebida pura, transformando-a em alimento de fácil digestão. É produzido a partir das misturas dos microorganismos "Streptococus thermophilus" e "Lactobacillus bulgaricus", que consomem a lactose. O iogurte é também fonte de proteínas, cálcio, zinco, vitaminas A e do complexo B. Confira ao lado a receita de como fazer o iogurte caseiro e as dicas de como acrescentar sabor à bebida.

Benefícios do Iogurte
- Ajuda na produção de anticorpos, hormônios e enzimas, importantes para o metabolismo, contribuindo para reforçar o sistema imunológico e retardar o envelhecimento
- Contribui para o fortalecimento dos ossos e do sistema nervoso
- A vitamina A presente no iogurte melhora a saúde da pele, da visão, das unhas e dos cabelos
- As vitaminas do complexo B proporcionam energia e oxigenam as células
- A bebida pode ser ainda mais nutritiva se misturada a frutas, mel e cereais.
www1.folha.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe os seus comentários, dúvidas ou até mesmo as suas sugestões...
Comentários ou perguntas de anônimos não serão publicadas, assim como propagandas ou links .
O Blog Pitacos Culinários agradece a sua visita e espera o seu breve retorno!

Beijos