1 de abril de 2011

Canjica Baiana com Coco e Amendoim


Ingredientes:

• 250 g de milho branco para canjica
• 500 ml de leite quente
• 1 lata de leite condensado (395g)
• 1 pau de canela (grande)
• 1 xícara (chá) de açúcar – se gostar mais doce use 1 e ½ xícara
• 1 coco fresco (pequeno) cortado em pedaços e sem a pele marrom
• 200 g de amendoim torrado, sem a pele e triturado grosseiramente

Modo de Preparo:

Deixe o milho para canjica de molho em água por no mínimo 12horas. Escorra água e leve a cozinhar em panela de pressão com aproximadamente 1 litro de água e 1 pau de canela por cerca de 1 hora em fogo baixo.

Resfrie a panela e abra para ver o ponto de cozimento do milho de canjica, deverá ficar bem macio. Se ainda estiver muito firme acrescente um pouco mais de água que agora deverá estar “quente”, tampe e cozinhe por mais alguns minutos.

Enquanto isso leve o leite para aquecer. Coloque o coco cortado em pedaços no copo do liquidificador e junte 1 xícara do leite aquecido. Bata na velocidade alta até que se transforme num "creme”. Reserve.

Acrescente o restante do leite aquecido à canjica já cozida, junte também o leite condensado, o açúcar e o coco batido no liquidificador. Misture bem e de agora em diante é aconselhável não sair de perto da panela e nem deixar de mexer por que costuma grudar no fundo com facilidade. Quando começar a ferver se achar necessário reduza a chama do fogão e continue mexendo até que a canjica engrosse – não demorará muito para que isso aconteça – Deixe a canjica com bastante líquido que ao esfriar ele se transformará num creme delicioso!

Passe para um recipiente grande e cubra com filme plástico para não formar uma película em cima.

O amendoim deverá ser acrescentado somente na hora de ir à mesa e servir. E você poderá servi-la morna ou fria!

Observações:
__ Mesmo se tiver que transportar a canjica pronta para algum lugar prefira levar o amendoim torrado e já triturado em um recipiente separado e acrescente somente na hora de servir. Faz uma diferença e tanto!

__ Depois que a canjica estiver cozida ou mesmo durante o seu cozimento, nenhum líquido seja leite ou água deverá ser acrescentado à ela frio. Se isso acontecer os grãos irão enrijecer e ficarão duros, é o que a gente chama de "encruar"!
Fonte: Gastronomia e Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe os seus comentários, dúvidas ou até mesmo as suas sugestões...
Comentários ou perguntas de anônimos não serão publicadas, assim como propagandas ou links .
O Blog Pitacos Culinários agradece a sua visita e espera o seu breve retorno!

Beijos