16 de abril de 2013

Polpettone


Ingredientes:
14 fatias de pão de forma
500 ml leite integral
200 g de cebola
6 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
1,2 kg de acém bovino
300 gramas de lombo suíno
100 gramas de mortadela
2 colheres (sopa) de alho
6 ovos pequenos
80 g de queijo parmesão
noz-moscada, pimenta do reino e sal a gosto
400 g de queijo mussarela

Modo de Preparo:
Retire a casca dos pães, pique-as grosseiramente e coloque no leite para amolecer. Reserve. Pique a cebola, refogue-a com o azeite ligeiramente. Reserve.
Moa as carnes separadamente. Retire o pão do leite, apertando os pedaços para retirar o excesso de leite. Em um bowl, junte as carnes e misture bem.
Acrescente a cebola refogada e o alho picado. Em seguida, junte o pão amolecido. Acrescente os ovos, um a um, mexendo bem e observando a consistência para que não fique muito mole. Importante: a quantidade de ovos pode ser menor do que pede a receita, por causa da quantidade de leite que o pão vai absorver. Para evitar dor de cabeça, prefira ovos pequenos.
Junte o parmesão ralado fino e tempere com noz moscada, pimenta do reino e sal. Com a ajuda de algum utensílio de aro redondo (um cortador de biscoito, por exemplo), dê forma ao polpettone: coloque metade da massa dentro do aro aperte para ficar compacto.
Em seguida, disponha 1 fatia de mussarela fatiada no centro. Para se ?encaixar? melhor, dobre-a em quatro partes. Complete com a outra metade da massa, apertando de forma que as laterais fiquem fechadas.
Disponha numa assadeira coberta com plástico e repita o processo até finalizar com a massa. Frite o polpettone como se fosse uma milanesa. Cubra com molho de tomate a gosto, polvilhe queijo parmesão e leve ao forno para gratinar.

Dica: Sirva coma talharim passado na manteiga com manjericão ou com um nhoque.
Restaurante La Pasta Gialla Vitória - Praia do canto - Vitória - ES
Fonte : Folha Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe os seus comentários, dúvidas ou até mesmo as suas sugestões...
Comentários ou perguntas de anônimos não serão publicadas, assim como propagandas ou links .
O Blog Pitacos Culinários agradece a sua visita e espera o seu breve retorno!

Beijos