20 de abril de 2013

Pudim de Ricota



Ingredientes para o pudim :
1 embalagem de mistura pronta para pudim (500 g)
1 xícara (chá) de ricota fresca passada pela peneira
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de creme de leite fresco

Ingredientes para a calda
1 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de licor de cereja
20 cerejas para decorar

Modo de Preparo:
Faça o pudim: bata no liquidificador o pudim de leite, a ricota, o leite e o creme de leite por cerca de 2 minutos, até ficar bem homogeneizado. Unte bem com manteiga uma forma redonda de 23 cm com furo no meio. Despeje essa mistura sobre a forma, cubra-a com papel-alumínio e leve ao forno médio (180°C), pré-aquecido, em banho-maria, por cerca de 40 minutos. Retire o papel-alumínio e deixe assar por mais 40 minutos, ou até que, ao espetar um palito no pudim, ele saia seco. Deixe esfriar e leve à geladeira.

Faça a Calda: leve o açúcar ao fogo alto, mexendo sempre, por cerca de 5 minutos, ou até formar um caramelo claro. Despeje aos poucos ½ xícara (chá) de água (100 ml), mexa até o caramelo se dissolver e ferva por mais 2 minutos, até formar uma calda. Deixe esfriar e misture o licor de cereja. Desenforme o pudim sobre uma travessa, regue-o com a calda de caramelo e enfeite com as cerejas. Sirva gelado.

Dica: para desenformar o pudim mais facilmente, aqueça ligeiramente a base da forma no fogo baixo e balance-a até sentir que o pudim se desgrudou. Vire-o em seguida sobre a travessa em que irá servir.
Fonte: Daquidali

Um comentário:

Olá, deixe os seus comentários, dúvidas ou até mesmo as suas sugestões...
Comentários ou perguntas de anônimos não serão publicadas, assim como propagandas ou links .
O Blog Pitacos Culinários agradece a sua visita e espera o seu breve retorno!

Beijos