13 de maio de 2014

Bolo de Cacau com Biomassa de Banana



Biomassa de Banana Verde

Quem resiste a um bolo saindo do forno? A tentação que geralmente costuma ser cortada das dietas ganhou uma versão saudável com a nutricionista Karin Honorato. A farinha de trigo é substituída pela biomassa de banana verde. Esta pode ser facilmente preparada em casa e, ao ser misturada ao cacau, ovos, açúcar demerara e fermento, ganha a consistência de uma massa firme e aromática. A nutricionista lista os benefícios do que ela chama de uma “sobremesa saudável”. 

“O cacau em pó tem vários benefícios para a saúde, é antioxidante, anti-inflamatório, ajuda muito a diminuir a compulsão por doce e por carboidrato. A receita tem açúcar, mas a banana verde ajuda muito a diminuir a entrada deste açúcar e até a velocidade que este açúcar entra no sangue”, afirma Karin Honorato. 
Segundo a nutricionista, o consumo moderado do bolo não compromete a dieta, o peso e a glicose. 


A biomassa pode ser preparada com qualquer tipo de banana, mas é preciso que fruta esteja bem verde. Lave bem as bananas com cascas. Coloque na panela de pressão com quantidade de água para cobri-las. Deixe na pressão por 15 minutos. Depois disso, retire as cascas e passe a polpa ainda quente no processor. A banana também pode ser amassada com um garfo ou batida no liquidificador.
Segundo a nutricionista, a massa pode ser congelada para usar em sucos, vitaminas ou receitas de tortas e bolos.

Bolo de Cacau sem Farinha
Ingredientes:
250 g de biomassa de banana verde
5 ovos inteiros
5 colheres de sopa de açúcar demerara
5 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar
2 colheres de sopa de fermento em pó

Modo de Preparo:
Separe os ingredientes, unte uma forma e aqueça o forno. Misture o açúcar demerara, o cacau e o fermento. No liquidificador, bata muito bem a biomassa de banana verde e ovos até obter uma mistura bem homogênea. Junte a mistura batida aos demais ingredientes. Misture bastante e coloque na forma. A massa tem o ponto mais consistente. Leve ao forno em temperatura média pelo tempo de 20 a 30 minutos.

Karin Honorato
Fonte : G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe os seus comentários, dúvidas ou até mesmo as suas sugestões...
Comentários ou perguntas de anônimos não serão publicadas, assim como propagandas ou links .
O Blog Pitacos Culinários agradece a sua visita e espera o seu breve retorno!

Beijos