5 de setembro de 2015

Você Requenta a Comida da Maneira Certa ?






Só que nunca. Isso porque para cada prato existem formas corretas para reaquecer, e assim tentar preservar o máximo de seu sabor inicial. Agora vamos ensinar os segredos de uma boa “requentação”!

MAS ANTES LEMBRE-SE

Todo alimento perecível deve ser colocado na geladeira o mais rápido possível, em até duas horas para evitar contaminação por bactérias. E sempre requente apenas o que vai comer, nada de ficar requentado o requentado. Prontos? Vamos lá!

1. PIZZA

Pizza amanhecida é uma delícia. Mesmo fria! Mas se você quiser comê-la como na noite anterior, coloque-a em uma frigideira sem qualquer azeite, melhor ainda se cobri-las com papel alumínio. Deixe por três ou quatro minutos, dessa forma verá que a pizza fica bem crocante e o queijo derretendo novamente. Hummm…

2. BATATAS FRITAS

As batatas fritas são uma delícia, mas tendem a ficar horriveis quando requentadas. Existe uma maneira de aquecê-las, deixando-as gostosinhas! Forre uma forma com papel alumínio e coloque as batatas uma ao lado da outra, nada de jogar por cima. Coloque no forno pré-aquecido a 230°C, assando por apenas 3 minutinhos e sua batatinha frita está pronta!

3. CARNE E FRANGO

Quando requentados, a carne e o frango não terão o mesmo sabor. Ficará bom, mas não igual. Para resolver isso, a primeira coisa que deve fazer é cortar a carne em pedaços menores. Depois, coloque em uma frigideira, em fogo médio e refogue-o com azeite ou óleo durante quatro ou cinco minutos. Famoso picadinho, né?

4. LASANHAS

Embora saibamos que você, assim como nós, gosta de comer lasanha fria, se liga em como requentá-la. Coloque o pedaço de lasanha que for comer em uma forma e, com um garfo, faça pequenos furos. Para que ela fique ainda mais gostosa, coloque um pouco de leite sobre a lasanha (1 ou 2 colheres de sopa). Cubra-a com papel alumínio e coloque no forno por 20 minutos em 180°C. Bom apetite!

5. SOPAS E GUISADOS

Pode parecer fácil esquentar uma sopa, não é mesmo? Afinal, é só colocar no fogo e esperar ferver. Ledo engando, meu caro. Ao requentar sua sopa assim, você perde água, nutrientes, isso sem mencionar a sopa em si! Para solucionar isso, acrescente um pouco de água. Coloque-a no fogão em fogo médio e misture. Vai valer a pena esperar um pouco mais!

6. VEGETAIS

Os vegetais, infelizmente, perdem sua crocância se não forem consumidos no momento. Mas nem tudo está perdido. O melhor a ser feito é refogá-los com azeite até ficar quentinho, entre 3 e 5 minutos aproximadamente, e estará pronto para ser devorado.

7. RISOTOS

Para requentar o seu risoto é quase como fazer um novo prato. Faça pequenos bolinhos, passe na gema e na farinha de rosca e frite-os. Será uma nova maneira de aproveitar e requentar sua comida.

8. OVOS

Não requente os ovos. Segundo estudos, a proliferação de bactérias, como salmonella, por exemplo, se dá de forma muito acelerada nesse alimento. Mas, se você for vida loka e mesmo assim for requentar aquela omelete, é necessário esquentá-la em uma temperatura de 74°C. Se já sabe que vai comê-la mais tarde, coloque-a no congelador até 2 horas depois de pronto. Mesmo assim é bom ter muito cuidado.

9. PEIXES

Alguns chefs dizem que pior que requentar o ovo, só o peixe. E recomendam não requentá-lo. Isso acontece por causa do cheiro que se produz ao esquentá-lo novamente. Mas, se mesmo assim você quiser, pode fazê-lo no micro-ondas. Embrulhe seu peixe frito em uma toalha de papel e aqueça-o. Se deixar por mais de 5 minutos, seu peixe pode ficar duro.

10. NUGGETS (EMPANADOS E PANQUECAS)

Essa é fácil e parece bem louco. Para requentar os nuggets, coloque-os no grill, em sua torradeira ou na sanduicheira, se preferir. Ligue o aparelho e deixe a mágica acontecer. Essa dica também serve para outros empanados e panquecas. 

11. CAFÉ

Café depois de feito sempre fica com aquele gostinho ruim, né? A dica aqui é a mais óbvia mesmo, coloque-o no micro-ondas e pronto. Se for uma xícara, 1 minuto, aproximadamente, é suficiente. Seu café ficará “novinho”.

Mas cá entre nós, na boa, faz um novo.

12. ARROZ

O alimento que não pode faltar no prato do brasileiro pode ser requentado micro-ondas, fogão ou forno convencional:

Micro-ondas: Para dar mais sabor, dilua metade de um quadradinho de caldo de carne ou legumes com dois dedos de água. Se o alimento estiver no estilo carnaval, aquele que sai em bloco, desfaça os bloquinhos, e coloque num refratário que possa ir ao micro-ondas. Acrescente o caldo e cubra-o com um papel toalha úmido. Coloque-o no micro-ondas na potência máxima e esquente por um minuto e meio.
Forno: Se você prefere o fogão, aqueça o arroz, com até três colheres de sopa de água, em uma travessa coberta com papel alumínio, durante 20 minutos, dentro do forno a 150°C. Se quiser dar um sabor, acrescente o caldo de carne ou de legume, como no arroz no micro-ondas.

Fogão: Além do famoso banho-maria por 3 minutos (coloque a quantidade que deseja comer em uma panela menor, e embaixo dela uma panela maior com água, em fogo médio misture até ficar soltinho e úmido), separamos 1 dica extra:

13. PÃES

Comer um pão quentinho como se tivesse saindo do forno é maravilhoso. Mas se já passaram um ou dois dias, ele fica meio borrachudo (ou duro!). Não é legal.

Para transformar esse pão horrível num pão delícia, molhe sua mão e passe-a sobre os pães que quer comer, apenas umidecendo-os. Leve ao micro-ondas por 1 minuto e pronto (ou bem menos, dependendo da potência). 


Fonte : Sos Solteiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe os seus comentários, dúvidas ou até mesmo as suas sugestões...
Comentários ou perguntas de anônimos não serão publicadas, assim como propagandas ou links .
O Blog Pitacos Culinários agradece a sua visita e espera o seu breve retorno!

Beijos