19 de abril de 2016

Dicas de Alimentação





Muitas são as doenças que têm na alimentação uma de suas principais causas. Já está mais do que na hora de você preservar o seu bem maior: sua saúde. Que tal começar a escolher melhor o que coloca no prato?

Constipação intestinal... acabe com este mal. 
Constipação intestinal, é a dificuldade de evacuação, popularmente conhecida como "prisão de ventre". 
causada principalmente por uma dieta pobre em alimentos com fibras, estresse, falta de exercícios físicos, uso abusivo de laxativos e irregularidade das refeições.

Para evitar a constipação intestinal:

Aumente o consumo de líquidos, consumindo no mínimo 2 litros de água por dia;
Substitua alimentos refinados por alimentos integrais, assim você estará aumentando o consumo de fibras;

Selecione melhor as frutas que você usa: mamão, manga, laranja, melancia, são sempre boas opções;
Utilize a linhaça na vitamina;
Tente incluir uma xícara de chá de chá verde;

Consuma iogurte natural adoçado com mel;
A ameixa é uma fruta que tem efeitos laxativos podendo ser ingerida;
Não utilize laxantes ou purgantes, eles prejudicam seu organismo;

Por fim, consuma os alimentos nas horas corretas, e com regularidade, sem esquecer as principais refeições.

A melhor fonte de ferro da alimentação é a carne, seja ela branca ou vermelha. Alimentos como beterraba, folhas verdes e feijão também podem ajudar, mas a carne é imbatível. O ideal é que você procure comer este alimento duas vezes por dia, uma vez na hora do almoço e a outra no jantar. Se você não tem o costume de jantar, vale um sanduíche com peito de frango ou carne moída. Se você incluir juntamente a esta carne muitas folhas e suco de beterraba com laranja ou acerola seu organismo vai agradecer também. Outra dica é evitar que o seu organismo perca o ferro ingerido nestes alimentos. Para isto, você deve evitar cafeína (café, chá mate, chocolate, refrigerante) e também dar sempre um intervalo de pelo menos 2 horas entre a ingestão das fontes de ferro e o consumo de leite e derivados.

Alimentos permitidos: 
leite, queijo fresco, ricota, sopas magras, carnes magras, ovos cozidos, verduras e legumes bem cozidos, pães, bolachas maria, maizena, água e sal.

Alimentos impróprios: 
Alimentos gordurosos e frituras, frutas ácidas, temperos fortes, doces concentrados, frutas secas e cristalizadas, Feijão, café, bebidas alcóolicas, linguiça, embutidos em geral, pepino, rabanete, tomate, couve, repolho, pimentão.

Diarréia? É com água de coco. 
A água, especialmente de coco verde, é considerada um excelente soro vegetal. Basta adicionar uma pitada de sal para a re-hidratação de adultos e crianças com diarréias persistentes e desidratação. 

Alho é tudo de bom!!!
Além de conferir um sabor especial à comida, o alho reduz a pressão arterial e protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol ruim (LDL) e aumentar os níveis de colesterol bom (HDL).

Segredo...
Um dos segredos de um bom café da manhã é incluir uma porção de proteínas...é, a proteína faz a glicose subir gradualmente no sangue, prevenindo ataques de fome antes da hora do almoço e a sensação de cansaço. Leite, iogurte, queijos e ovos são boas fontes. Mas fique atento! Se o seu colesterol estiver elevado opte por gelatina diet ou queijo branco!

As dicas a seguir foram cedidas pela nutricionista Luciana Rocha:

O cálcio emagrece!!! 
O cálcio além de proteger os ossos ele também é um superaliado de quem quer eliminar aqueles quilinhos extras que tanto incomodam, ele interfere no desenvolvimento das células de gordura.

Onde encontrá-lo ???
Sua principal fonte é leite e derivados e vegetais verdes escuros.

A soja é a nova amiga do coração!!! 
Estudos comprovam que o consumo regular de proteína de soja traz muitos benefícios a saúde, principalmente para as pessoas que apresentam doenças cardiovasculares. Ou seja o alimento contribui para que o coração bombeie o sangue de maneira eficaz. Além disto, este alimento ajuda na prevenção do câncer, inclusive de próstata, o que faz com ele seja indicado até mesmo para os homens.

Nutrientes que ajudam na prevenção da osteoporose: 

• CÁLCIO: encontrado no leite e derivados.
• MAGNÉSIO: encontrado na abobrinha, espinafre e na castanha-do-pará.
• FÓSFORO: encontrado na semente de abóbora, gema de ovo, amêndoa. 
• VITAMINA K: encontrado no brócolis, couve-de-bruxelas e na acelga.

O grão-de-bico ajuda a combater a depressão!!!
O grão-de-bico é uma leguminosa rica em triptofano, um aminoácido essencial para a produção da serotonina (substância que traz sensações como felicidade e bem-estar). Mas deve ser consumida sem a casca, pois existe uma substância presente que dificulta a absorção de nutrientes.

Outras dicas...

O Chá Verde
O chá verde é um alimento excelente e riquíssimo em antioxidantes. Emagrecer é apenas uma das vantagens do chá verde. Ele também faz bem para a pele, ajuda na prevenção do câncer e melhora a saúde cardiovascular. Porém, a quantidade a ser usada deve ser indicada de acordo com cada pessoa. Hipertensos, portadores de gastrite e refluxo não devem abusar desta bebida. Veja algumas dicas para usar corretamente o chá verde:

Preparo: coloque a água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas de ar, apague o fogo. A água não deve entrar em ebulição. Acrescente 1 (uma) colher de sopa das folhas para 500 ml da água. Abafe por 2 ou 3 minutos. Depois é só coar e tomar, quente ou frio. Não se deve preparar grande quantidade de chá de uma só vez. O ideal é consumi-lo o mais próximo da hora na qual foi preparado. O chá de saquinho, embora prático, contém menos concentração da substância benéfica. O chá verde em cápsula só pode ser usado se indicado por um profissional de saúde.

Horário para usar o chá verde: o chá verde não deve ser usado após as 16 horas, principalmente para quem já sofre de insônia. Também não deve ser usado após o almoço para não prejudicar a absorção de alguns nutrientes. O ideal é não combiná-lo com alimentos como leite e derivados. Assim, tome o chá no meio da manhã ou meio da tarde, acompanhado de pão ou biscoitinhos integrais.

Quantidade de chá verde diária: hipertensos não devem usar mais de 2 xícaras de chá por dia. Mesmo assim é importante que o chá verde, se consumido por hipertensos e pessoas ansiosas, seja mais diluído. Para quem não apresenta nenhum comprometimento à saúde, o consumo de até 4 (quatro) xícaras diárias é saudável.

Fontes de Ferro:
Açaí, beterraba, agrião, folhas de acelga, vegetais escuros, broto de bambu, melado, flocos de cereais, carne bovina, fígado, aves e peixes.

Fontes de Cálcio:
Leite, queijos, iogurtes, amêndoas, sardinha, “leite de soja” enriquecido com cálcio, couve, brócolis, gergelim.

Fontes de Vitamina B12:
Ostras, fígado, mexilhões, salmão.

Fontes de Potássio:
Feijão, banana, batata baroa, alfava, chicória, taioba, passas.

Fontes de Vitamina C:
Acerola, laranja, caju, mamão, goiaba.

Fontes de ácido Fólico:
Fígado de galinha, feijão malhado, feijão fradinho, gérmen de trigo, lentilha, grão de bico.

Fontes de colesterol:
Gema de ovo, miolo de boi, fígado bovino, manteiga, leite integral, camarão, lingüiça.

Fontes de gordura trans:
Biscoito recheado, bolo industrializado, sorvete, empanados, congelados industrializados.

Fontes de sódio:
Caldos em cubos, bacalhau, sopa pronta instantânea, molho inglês, molho tipo shoyu, tempero de macarrão instantâneo, embutidos (salsicha, presunto, etc), azeitona, enlatados, carne seca.

Fonte: Nutrício

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe os seus comentários, dúvidas ou até mesmo as suas sugestões...
Comentários ou perguntas de anônimos não serão publicadas, assim como propagandas ou links .
O Blog Pitacos Culinários agradece a sua visita e espera o seu breve retorno!

Beijos