6 de abril de 2016

Saiba os Erros Comuns no Preparo da Carne Moída

Foto: Divulgação

Se quiser que eu não coma carne moída, é só deixá-la crua ou com aqueles pedacinhos de gordura fazendo o tal do "croc croc ".... não desce mesmo. E aí vamos aprender ?

Chef Hugo Grillo, responsável pela cozinha do Le Max, dá as dicas...

"1 - A escolha da carne – sabor e gordura são fundamentais. O filet mignon por exemplo não é recomendado, pois não tem gordura.
2 - A forma de moer e a quantidade de moagens. Não recomendo moer por mais de duas vezes, pois vai transformar a carne em uma pasta.
3 - O descongelamento correto são 48 horas em geladeira. Se utilizar a carne moída congelada, ela vai soltar muita água prejudicando o cozimento. Descongelamento em micro-ondas também não é um processo legal, pois acaba cozinhando a carne.
4 - A temperatura de cozimento é importante, fogo alto, pode queimar e ressecar. Eu recomendo fogo baixo, aproveitando ao máximo os sucos criados pela própria carne.
5 - O tempero da carne moída para ser saborosa e suculenta precisa ter um pouco de gordura. O ideal é evitar muito óleo, para não ter uma carne pesada que te acompanha o dia todo", afirmou o responsável pela cozinha do Le Max.

Grillo também contou que o segredo do sucesso da receita passa muito pela gordura da carne. "O importante é ter um percentual de gordura em torno de 20%. A gordura vai dar sabor e suculência a carne moída e seus derivados. Sugestão: Fraldinha e Costela. Um bom blend, muito tradicional nas hamburguerias é Acém e Peito, tomando sempre cuidado para não ter muita gordura", explicou 

Para o chef, o ponto da carne moída é particular: "O mais importante no caso é utilizar fogo baixo, para não endurecer e queimar. Em geral, 10 minutos de cozimento são suficientes".

Na opinião do profissional, os carboidratos (arroz, massa e pão) aparecem como boas opções de acompanhamento do ingrediente, assim como a quinoa e berinjela para aqueles que preferem um prato mais saudável. Para temperar, azeite, sal, pimenta do reino, noz moscada e tomilho são indicados.

Hugo Grillo não tem dúvidas na hora de indicar sua receita preferida: “O hambúrguer perfeito não tem preço. Um bom blend (mistura de cortes) ou um único corte com uma boa gordura. Temperar apenas com azeite, sal e pimenta. Fazer o hambúrguer em fogo alto, pra criar aquela casquinha e manter a suculência por dentro. Outra receita que eu recomendo é o Pimentão recheado com carne moída ou com quinoa”.

Créditos: Band Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe os seus comentários, dúvidas ou até mesmo as suas sugestões...
Comentários ou perguntas de anônimos não serão publicadas, assim como propagandas ou links .
O Blog Pitacos Culinários agradece a sua visita e espera o seu breve retorno!

Beijos