22 de junho de 2016

18 Dicas para Preparar o Ovo Perfeito


Para quem está dando os primeiros passos na culinária, talvez seja difícil até fritar um ovo. Agora você vai aprender essa e outras técnicas para preparar uma refeição caprichada sem erros. Acompanhe!

1. Sempre quebre os ovos em recipientes separados antes de adicionar às receitas. Isso evita que um ovo estragado contamine os demais ingredientes e ponha tudo a perder.

2. Para verificar se o ovo está bom, mergulhe-o em um copo com água. Se ele afundar, está próprio para o consumo. Se boiar, descarte. O ovo podre boia na água devido a produção de gases em seu interior, que reduzem o peso.

3. Cuidado com a salmonella, uma das grandes responsáveis por intoxicações alimentares. Ela é uma bactéria que se desenvolve nos alimentos contaminados por fezes de animais. Os principais sintomas são diarreia, febre, dores na barriga e na cabeça. Pode haver complicações mais graves se a bactéria cair na corrente sanguínea. No ovo, ela se aloja na gema. Por isso, alguns cuidados evitam o risco de contaminação.

4. Lave bem as mãos antes e depois de pegar nas cascas de ovos não higienizados.

5. A salmonella pode entrar nos ovos através de rachaduras da casca. Para evitar, compre sempre ovos com cascas limpas e perfeitas.

6. Como o calor destrói a bactéria, evite receitas que levam gema crua e que não vão ao fogo ou forno durante o preparo.

7. Quando for cozinhar ovos, deixe-os em temperatura ambiente por alguns minutos, pois se estiverem gelados, a casca pode quebrar.

8. Um erro muito comum é colocar os ovos direto na água fervente. Isso causa choque térmico que pode estourar a casca além de alterar o sabor. Coloque sempre os ovos em água fria e espere levantar fervura.

9. Cuidado ao retirar a casca do ovo após o cozimento. Espere esfriar totalmente antes de remover a casca para evitar queimaduras.

10. Para o ovo frito perfeito, quebre 1 ovo em uma xícara, com cuidado para não furar a gema, e reserve. Aqueça 3 colheres (sopa) de óleo em uma frigideira antiaderente, em fogo médio. Despeje o ovo delicadamente no óleo aquecido. A clara ficará branca em poucos segundos. Polvilhe com sal e pimenta-do-reino a gosto. Para obter um ovo frito com a gema mole, com uma colher, regue apenas a clara com o óleo da frigideira por 3 minutos. Já para o ovo ficar com a gema dura, regue toda a superfície, inclinado a frigideira um pouco, se necessário.

11. Quer um ovo pochê dos deuses? Coloque 1 colher (sopa) de vinagre branco em uma panela com água e leve ao fogo médio. Quebre o ovo em um recipiente e coloque na água. Tampe a panela e cozinhe por 3 minutos. Retire o ovo com uma escumadeira. Polvilhe com sal e pimenta-do-reino a gosto.

12. Ovo cozido: disponha os ovos no fundo de uma panela, com cuidado para não quebrar a casca. Todos os ovos devem caber na base da panela e não podem ficar uns sobre os outros. Adicione água fria até dois dedos acima dos ovos. Leve ao fogo médio e, quando a água começar a ferver, conte 6 minutos para obter ovos mais moles ou 10 minutos para ovos mais duros. Quando terminar o cozimento, transfira os ovos para uma tigela com água fria. Isso ajuda a não escurecer em volta da gema. Espere esfriar, descasque e sirva ou utilize no preparo da receita desejada.

13. Para fazer ovos mexidos, bata os ovos ligeiramente em uma tigela apenas para misturar. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Aqueça manteiga, óleo ou azeite, em uma frigideira, em fogo baixo, adicione os ovos batidos e misture com um garfo por 2 minutos ou até cozinhar. Interrompa o cozimento alguns instantes antes de finalizar, pois o calor faz com que os ovos continuem endurecendo.

14. Omelete na frigideira: quebre os ovos em uma tigela, tempere com sal, pimenta-do-reino e bata ligeiramente com um garfo. Em uma frigideira antiaderente, em fogo médio, aqueça manteiga, óleo ou azeite. Despeje os ovos e gire a frigideira para distribuir por igual. Frite por 3 minutos, levantando as beiradas com um garfo para escorrer o ovo cru para baixo. Quando desgrudar da frigideira, vire com a ajuda de uma espátula ou de um prato para firmar do outro lado. Recheie a gosto e dobre a omelete ao meio.

15. No forno: o procedimento de bater e temperar os ovos é o mesmo, mas a mistura deve ser colocada em um refratário untado com margarina ou óleo. Depois é só levar ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até firmar e dourar.

16. Deixe sua omelete mais fofa, macia e volumosa, adicionando 1 colher (café) de fermento em pó na hora de bater os ovos.

17. Para incrementar o sabor da omelete de frigideira, experimente adicionar à mistura de ovos queijo ralado, tomate em cubinhos, cheiro-verde picado, salsicha fatiada, cebola picada ou azeitona picada.

18. A omelete de forno pode ser ainda mais incrementada e se transformar em uma refeição completa. Você pode acrescentar frango cozido desfiado, carne moída refogada, linguiça picada refogada, couve fatiada, bacon em cubos frito, ervilha ou milho verde em conserva escorridos, palmito picado, abobrinha em rodelas ou ralada, cenoura ralada, frios picados, champignon em fatias, vagem cozida picada, pimentão picado ou requeijão. Use sua criatividade!


Fotógrafo: Gisele Tesser
Produtor: Gisele Tesser/Ângela Cardoso/Fernando Santos

Créditos: Alto Astral


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe os seus comentários, dúvidas ou até mesmo as suas sugestões...
Comentários ou perguntas de anônimos não serão publicadas, assim como propagandas ou links .
O Blog Pitacos Culinários agradece a sua visita e espera o seu breve retorno!

Beijos